Qualquer ambiente de alimentação sem o controle adequado da mosca pode significar um desastre. As moscas são um dos insetos com maior probabilidade de causar danos e interrupções nos serviços de produção ou comercialização de alimentos. As moscas atrapalham o processo produtivo, afetam a receita e representam uma grande ameaça à saúde, segurança e cumprimento das normas sanitárias.
São 120 mil espécies de moscas em todo o mundo, que representam um risco à saúde de funcionários, clientes e animais, pois espalham doenças e contaminam espaços. Com um ciclo de vida curto, eles podem se multiplicar rapidamente: algumas espécies de moscas são capazes de evoluir de ovos para adultos em apenas sete dias.
Existem muitas outras razões pelas quais as moscas são uma ameaça para a indústria alimentar e precisam de ser controladas. Sem o controle adequado da mosca, as empresas podem sofrer:
O risco para a segurança alimentar é crítico. Casos amplamente divulgados de surtos de doenças transmitidas por alimentos continuam a reforçar e aumentar a consciência pública sobre a importância da qualidade e segurança dos alimentos, o que significa que qualquer infestação por moscas pode levar a uma perda de confiança a longo prazo por parte dos clientes e prejudicar a reputação da marca.
Nenhum ambiente alimentar está isento de responsabilidade. As moscas podem afetar cozinhas, restaurantes, pubs e clubes, granjas avícolas, lojas de varejo ou a própria indústria de alimentos. Com a importância que a segurança alimentar adquiriu, é fundamental adotar uma abordagem de tolerância zero às moscas e qualquer outra forma de contaminação por pragas no setor alimentar.